Quem trabalha em consultório odontológico sabe muito bem a importância de manter o local limpo e seguro. Esse ambiente é considerado de risco biológico e, por isso, precisa ser controlado por quem atua nele. Há muitas formas de proteger a todos que entram em um consultório, sejam eles profissionais ou pacientes. A prevenção a riscos já inicia com o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), indispensáveis na rotina do dentista e de sua equipe de auxiliares. Mas os cuidados vão além. O blog “Time To Change” vai destacar dois processos indispensáveis: a esterilização e a limpeza das peças de mão.
Biossegurança: esterilização é fundamental
Essa série de cuidados com instrumentos e consultório odontológico é chamada de biossegurança – inclusive, falaremos mais sobre o tema neste blog. Um passo muito importante para essas práticas é ter a sua peça de mão sempre esterilizada.
O processo é feito exclusivamente em equipamentos chamados de autoclaves, não sendo possível a utilização de estufas. A Schuster possui dois modelos de autoclaves no mercado.
Nesse vídeo te mostramos os passos necessários para a esterelização, que leva aproximadamente 30 minutos para ser concluída. Somente depois disso, o seu instrumento poderá ser utilizado novamente. Por isso, nós sugerimos que você tenha mais de uma peça de mão à disposição, para que sua rotina de atendimentos não seja prejudicada.
Vem mais por aí
Esse foi o primeiro de muitos artigos que serão publicados por aqui! No próximo texto, o “Time to Change” vai mostrar detalhes de outro passo importante para manter a biossegurança do seu consultório: a limpeza das peças de mão. Fique ligado!