Protagonistas nos consultórios de odontologia, as peças de mão costumam ser as xodós dos dentistas. Inclusive, costumam ser os primeiros instrumentos comprados quando o profissional começa a trabalhar no atendimento aos pacientes. Mas, infelizmente, quase nada dura para sempre – inclusive a sua peça de mão. Então a Time to Change decidiu trazer ao blog um assunto nada agradável: o momento do adeus. Afinal, existe a hora da substituição da sua peça de mão.
Sinais de que chegou a hora
Alguns problemas são resolvidos nos reparos diários; outros, com ajuda de uma das mais de 300 assistências técnicas da Schuster espalhadas pelo Brasil. Entretanto, em alguns casos, foram tantos anos de serviços prestados que é preciso planejar um novo investimento. Algumas características observadas durante o uso da peça de mão podem indicar que está na hora da substituição..
O problema mais fácil de ser detectado é com relação à vibração e aos ruídos emitidos pela peça de mão. Se o equipamento começar a fazer um barulho mais alto do que você e seus pacientes estão acostumados a ouvir durante o procedimento, pode significar a necessidade da troca do seu instrumentos de trabalho.
Olho nas brocas
Outra forma de perceber que chegou a hora da aposentadoria da sua peça de mão, é reparar se todo o sistema está em pleno funcionamento. Portanto, fique de olho nos encaixes da broca e da pinça. Se alguma delas estiver solta ou fora de centro, pode ser um sinal de que a fatídica hora chegou.
E por falar em broca, atenção a ela! Jamais utilize seu equipamento com a broca deformada ou desgastada.
Demais problemas na peça de mão
Você acompanhou neste artigo os problemas mais graves que podem siginificar a necessidade de substituição da sua peça de mão. Quando alguma dessas situações forem observadas, provavelmente seja o momento de investir em um novo equipamento para o seu consultório. Porém, problemas menores também podem ser observados ao longo do tempo. O e-book do Guia Definitivo de Peças de Mão conta com uma tabela de falhas e as soluções desses problemas. O PDF pode te ajudar a evitar falhas e garantir o bom funcionamento da sua peça de mão a longo prazo.
Gostou das dicas? Sinal de que você se preocupa com os equipamentos e, é claro, com seus pacientes!