“Conforto sonoro ao operador e paciente”. Essa é a definição de nível de ruído moderado trazida pelo Guia Definitivo de Peças de Mão da Time to Change. Essa característica é importantíssima para manter a qualidade do atendimento ao paciente em seu consultório odontológico. Vamos conversar um pouco sobre os ruídos e a sua peça de mão?
Os limites do som
O nível de ruído considerado aceitável é previsto em um texto complementar às leis trabalhistas, chamado de Norma Regulamentadora, ou simplesmente NR. Neste caso, é a NR 17, que trata da ergonomia. A norma prevê que o nível máximo de ruído em ambientes internos – como os consultórios – é de 65 decibéis.
Vale destacar que as peças de mão pneumáticas já operam com ruídos próximos ao limite estabelecido. Portanto, qualquer problema no funcionamento do instrumento pode refletir em barulhos que ultrapassam o nível tolerado.
E quando isso ocorre, além de violar a NR14, pode estar prejudicando o seu trabalho. Afinal, além de atrapalhar os procedimentos, os altos barulhos podem indicar problemas técnicos que merecem atenção.
Problemas que geram ruídos
Por exemplo, o ruído muito alto em peças de mão pode estar associado a problemas nos rolamentos. Normalmente, essa situação ocorre em decorrência da má lubrificação dos rolamentos. Aqui na Time to Change já ensinamos o processo correto para lubrificar o seu instrumento.
Outra situação com o rolamento, mas mais grave, é o desgaste natural do equipamento. Nesse caso, você pode procurar uma das mais de 300 assistências técnicas da Schuster para solucionar o seu problema. Se a solução do problema for inviável, talvez seja hora da substituição da sua peça de mão, como já tratamos aqui na Time To Change.
Manter o seu consultório silencioso ou com o mínimo de ruído possível é o primeiro passo para seu paciente se sentir em casa. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você entender esse tema tão importante!